Minas Trend 2017: além dos desfiles!

minas trend ano 10 20a edição blog da ana

Oi, gente! Tudo bem? Estive no Minas Trend e resolvi fazer diferente! Ao invés de focar nos desfiles, resolvi enfatizar o que acontecia ao redor! Vejam só quanta coisa bacana!

minas trend 20 edição ano 10 blog da ana

Estive na 20a edição do Minas Trend e tinha tanta coisa bacana acontecendo do lado de fora das salas dos desfiles que eu resolvi divulgar tudo aqui.. olha que legal!

A SIMBOLOGIA DO ANO 10

minas trend ano 10 borboleta blog da ana

Uma borboleta. E por que uma borboleta como simbologia de 10 anos de Minas Trend?

Porque a mudança da lagarta em borboleta faz o paralelo perfeito com a transformação e crescimento da moda mineira durante a última década.

minas trend borboleta ano 10 blog da ana

A borboleta, marca da 20 edição, ficou exposta durante o evento no saguão de entrada, ao lado de manequins e telões que também mostravam mais sobre esta e as edições passadas.

EXPOSIÇÃO “TEMPO”

minas trend exposição tempo blog da ana

Logo no saguão de entrada, os tradicionais manequins vestiam os looks mostrados no desfile coletivo do primeiro dia que este ano tiveram como tema, a evolução, transformação, liberdade, fertilidade e continuidade na moda mineira durante os 10 últimos anos.

Confira os looks em ação:

Como eu disse antes do vídeo, sim, já se passaram 10 anos desde a primeira edição! Esta foi a 20a e foi batizada de “ano.dez”. Esta década de realizações para a indústria da moda mineira foi a concepção visual do evento, desenvolvida pelo escritório Pedro Lázaro Arquitetura.

minas trend exposição tempo 10 anos blog da ana

minas trend exposição tempo amarelo blog da ana

Além da borboleta e dos manequins, os telões também fizeram parte da cenografia e mostravam os desfiles de edições anteriores. Eram enormes! Olha só o meu tamanho em relação a eles!

minas trend telão blog da ana

EXPOSIÇÃO MINAS TREND + 10

Outra exposição no mesmo saguão também dividiu as atenções de quem chegava ao evento: a “Minas Trend + 10”. Nela, a grife Plural, que registra 16 participações no Salão de Negócios e 12 desfiles realizados durante os dez anos de evento, apresentou a sua concepção sobre a democratização das tecnologias como fenômeno pop do século XXI, aliadas às novas necessidades do mercado que volta-se, cada vez mais, para a busca da personalidade individual através da exclusividade customizada.

minas trend 3d plural blog da ana

Na prática, a label mineira realizou uma proposta de uso da tecnologia para o futuro da moda. A saia em destaque foi feita em impressora 3D e foi uma das diversas possibilidades do uso da tecnologia no mundo fashion mostradas pela grife.

minas trend plural blog da ana
Créditos: Ze Takahashi/Fotosite

EXPOSIÇÃO CONTANDO OS 10 ANOS DE MINAS TREND ATRAVÉS DA JOIA

Em sua primeira edição, há dez anos, o Minas Trend contava apenas com stands coletivos do setor: um de joias e um de bijuterias, apenas para exposição. Hoje são 72. Em homenagem a esses dez anos, o Sindijoias montou uma exposição com curadoria da designer Mary Arantes.

minas trend exposição bijus blog da ana

Dez manequins enfeitados com bijus de marcas que têm algo em comum com o evento contaram a história em duas partes.

Na primeira, cinco manequins revestidos em vermelho fazem parte dos 10 anos e representam as marcas já consagradas.

minas trend exposição bijus corda blog da ana

Na segunda, as outras cinco, expostas em manequins revestidos com cordas azuis, estão construindo agora sua trajetória, explicou Elaine Vasconcelos, diretora executiva do Sindijoias.

minas trend exposição bijus sindijoias blog da ana

SALÃO DE NEGÓCIOS

O Minas Trend é considerado o maior salão de negócios do segmento de moda no país. Durante os 4 dias de evento, lojistas nacionais e internacionais visitaram os mais de 200 estandes com marcas de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, bijuterias e joias. Os números mostram o sucesso do evento: aproximadamente R$ 21 milhões em negócios realizados e R$ 38 milhões fechados após o término do Minas Trend, decorrentes de 1.465 agendas comerciais efetivadas!

EXPOSITORES

Nem todos os expositores autorizaram registros em foto e/ou vídeo. Eles recebem os compradores para fazerem os pedidos e os produtos chegarão apenas daqui 6 meses nas lojas. Sendo assim, a divulgação antes disso não me foi permitida. Entre os que permitiram, eu escolhi quatro para mostrar aqui: La Spezia, Julia TorquettiClaudia Arbex,  e Isla.

  • La Spezia

minas trend la spezia bolsas blog da ana

A La Spezia é uma das minhas favoritas! Sempre me surpreendo com a variedade e beleza das bolsas. O romantismo e o estilo vintage são as características peculiares e autorais do seu DNA.

Na coleção Essencial, por exemplo, a diretora criativa Vanessa Macintyre apostou em bordados, tásseis de seda, estampas criativas, além de ingredientes simples do dia a dia como as bicicletas, flores e o coração representando o amor. Segundo ela, estes elementos são um contraponto com o momento complicado que vive o país. “São as coisas lúdicas da vida que fazem com que tudo valha a pena”, afirmou.

minas trend la spezia flores blog da ana

minas trend bolsa coração la spezia blog da ana

Na paleta de cores, eu afirmo – sem medo de errar – que o arco-íris está presente. É uma profusão maravilhosa de cores: as quentes, as frias e as neutras!

minas-trend-spezia-rose-blog-da-ana

minas-trend-spezia-caramelo-blog-da-ana

 minas trend bolsas pretas la spezia blog da ana

minas-trend-spezia-laranja-blog-da-ana

minas-trend-azul-blog-da-ana

As bolsas baú, clutches de madeira de reflorestamento e revestimento de acrílico, elementos característicos e requisitados da brand, além das bags de couro exótico como o pirarucu, integram um mix cheio de estilo.

 minas trend pirarucu la spezia blog da ana

A La Spezia inovou e lançou uma pocket collection de sapatos. Eles surgiram na versão flat e carregam, claro, a identidade da marca. Confortáveis e com um toque fun, os sneakears (de couro e camurça) surgem com bordados e aplicações que prometem se transformar nos acessórios mais cool da temporada e ir além das terras tupiniquins.

 minas trend acrílico blog da ana

 minas trend sapato la spezia blog da ana

minas trend spezia couro blog da ana

Peças desenvolvidas totalmente à mão fazem parte de uma linha premium da label, o que incluiu uma escolha minuciosa da matéria prima e vai até os processos artesanais de tingimento do couro.

 minas trend bolsa spezia borboleta blog da ana

 minas trend bolsa branca spezia blog da ana

Lindas, não é mesmo!? Fiquei muito feliz em saber que o negócio que começou com apenas 12 bolsas e um modesto investimento inicial está arrasando em Londres, no showroom Blaiz! Aqui no Brasil temos a loja física que fica em Belo Horizonte, na Rua Mestre Luiz, nº 31, Bairro São Pedro, tel: 31 3262 0687 e a loja virtual.

Parabéns à Vanessa que está à frente da La Spezia e muito nos honra levando a beleza das bolsas de acabamento impecável, para a terra de reis e rainhas!

  • Julia Torquetti

 minas trend julia torquetti blog da ana

Fundada em 2009, a Julia Torquetti Semijoias comercializa peças tanto para o dia-a-dia, quanto para festa. Além do showroom próprio, ela também atua em pontos de venda em todo o Brasil.

 minas trend julia torquetti rubi blog da ana

As peças são de perder o fôlego, sério mesmo! Nossa, quanta coisa LINDA! Para todo lado que eu olhava no estande tinha um brinco maravilhoso ou uma pulseira maravilhosa ou um colar maravilhoso: era tudo maravilhoso!

Tudo bem que eram os modelos de semijoias que eu mais amo! rss..  Mas mesmo assim… mesmo que alguém não ame tanto quanto eu, ainda assim é capaz de dizer que eram peças finas e de bom gosto!

 minas trend julia torquetti pedra blog da ana

A base das peças são feitas na prata 925 e recebem um banho de ródio, ródio negro ou ouro, proporcionando brilho e durabilidade.

 minas trend brinco julia torquetti blog da ana

Eu, particularmente, não sou muito de anel não… mas os brincos… ah, os brincos… estes são a minha perdição! AMO! Claro que fiquei encantada com todos os modelos! Chamaram a minha atenção pelo requinte e design delicado.

minas trend julia torquetti greenery blog da ana

O meu amor por acessórios deve-se ao motivo deles transformarem uma produção, trazendo charme e personalidade ao look. Estas peças em verde-esmeralda então, são divinas e cumprem muito bem este papel! Gosto muito de usar este tom de verde com looks pretos, por exemplo, quando meu objetivo é destacar justamente os acessórios!

Sem falar que a cor do momento é esta! Eleita pela Pantone como a cor de 2017, o greenery vem aparecendo em roupas e acessórios e tem arrasado em ambos os setores!

minas trend semijoias grennery blog da ana

Os acessórios, pra mim, são a alma de um look. Podemos escolher um estilo mais romântico ou mais clássico apenas focando na escolha dos acessórios.

minas trend gemas torquetti blog da ana

Modelos que misturam diferentes tonalidades dão ar de modernidade ao look, revelando o estilo fashion de quem usa!

A cor do ano é o verde mas o azul marinho também tem o seu lugar de destaque na minha preferência…rsss.. Olha que coisa mais linda este mix Royal em tom de safira!

minas trend brinco azul julia torquetti blog da ana

Agora em tons de água-marinha! Que deslumbrantes!

minas trend brincos turmalina blog da ana

E para terminar esta belíssima coleção, as pulseiras:

minas trend pulseiras blog da ana

Apaixonante… quem quiser mais informação, a Julia Torquetti tem showroom em BH onde atende com hora marcada. O endereço é Av. Álvares Cabral, 1030 – Lourdes. O telefone é (31) 3075-2514.

  • Cláudia Arbex

minas trend brincos cláudia arbex blog da ana

O design personalizado das peças de Cláudia Arbex chama atenção pelo bom gosto. Achei linda a tonalidade dourada das peças, com um “que” de envelhecido.

minas trend joias claudia arbex blog da ana

Com lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas, a marca prima pelas peças extremamente femininas e com muito brilho e glamour, atributos que compõe o seu DNA, estando sempre alinhada às tendências mundiais do setor.

minas trend claudia arbex joias blog da ana

Em BH, as lojas do BH Shopping e Pátio Savassi oferecem toda a beleza das peças com design exclusivo da Fashion Jewelry Claudia Arbex, aliado à delicadeza e precisão do processo de joalheria.

minas trend cláudia arbex joalheira blog da ana

  • Isla

Conhecida pelas suas bolsas-joia, a Isla, da designer brasileira Sílvia Monteiro, cria peças de muita personalidade. Sinônimo de luxo atemporal, a marca moderna e sempre atenta às mais novas tendências, apresentam bolsas com muito estilo e sofisticação.

minas trend isla trio blog da ana
Cada detalhe é pensado com bastante cuidado para que as peças possam ser usadas de diversas maneiras e em várias ocasiões. Uma verdadeira expressão do luxo atemporal. Formas únicas surgem do garimpo pelas mais nobres e sofisticadas matérias-primas mundo afora, criando objetos de desejo para mulheres de todas as idades.

minas trend isla bolsas blog da ana

 minas trend isla bordados blog da ana

Eu me apaixonei pelas bolsas da Isla desde o meu debut no Minas Trend. Fiquei extasiada com a singularidade de formas, cores, finesse e originalidade de cada uma. Falei delas neste post AQUI.

 minas trend isla cltuch cetim blog da ana

 minas trend isla clutch cetim strass blog da ana

No alto, as bolsas em cetim com aplicação de strass, a de joaninha em madrepérola, material que está sempre presente nas coleções, e a em forma de abacaxi que faz parte da coleção Tropicália!

 minas trend isla madreperola blog da ana

Mais madrepérola – AMO! – agora nas coleções Fundo do Mar (esta em forma de concha) e Jardim da Isla (formato de rosa, coruja e borboleta). Lindas!

A coleção Isla Encontra África ganhou contornos de animais, estampas étnicas e imagens tribais. Cores terrosas, rosa quartzo, preto, off-white, bordoux e vermelho destacam-se na paleta de cores.

minas trend isla áfrica blog da ana

 minas trend isla áfrica clutches blog da ana

E para finalizar, não poderia deixar de mostrar os modelos em veludo molhado, o tecido marca-registrada do inverno 2017!

minas trend isla veludo molhado blog da ana

A loja Isla em Belo Horizonte fica na Rua Tomás Gonzaga, 469/06 – Lourdes. O telefone é (31) 2511.9881. Em São Paulo, o endereço é o Shopping Iguatemi e tem ainda o e-commerce.

LANÇAMENTO LIVRO ALICE FERRAZ

Alice Ferraz, CEO da 1a plataforma de influenciadoras digitais do Brasil, lançou o seu livro, “Moda à Brasileira”, em solo mineiro, durante o Minas Trend. Além de Alice, 5 de suas FHits também estiveram presentes: Rebeka Guerra, Rê Uchoa, Silvia Braz, Constanza Fernandez, Carol Tognon e Rafinha Gadelha. Alice e seu dream team FHits vieram a convite de Regina Salomão.

No livro, a autora desmistifica a moda, introduzindo os valores brasileiros que estão redefinindo tendências mundiais. Para ela, a moda não é só para poucos privilegiados, mas sim para todo mundo. Já sou fã dela há alguns anos e foi bem bacana recebê-la aqui!

 minas trend alice ferraz blog da ana

LANÇAMENTO LIVRO LILIAN PACCE

A jornalista e apresentadora Lilian Pacce também esteve presente ao evento e também lançou o seu livro. “O Biquíni Made in Brazil” reúne histórias e fotos da peça que comemorou 70 anos no ano passado. A autora apresenta uma grande pesquisa que mostra mudanças culturais e de comportamento, de forma leve e bem humorada.

Segundo a autora, o livro é uma homenagem ao Brasil. Apesar de ser uma invenção francesa, de 1946, o biquíni brasileiro é objeto de desejo de mulheres do mundo todo. É considerado item do vestuário no qual o Brasil é referência de qualidade. (Fonte: Fiemg)

 minas trend livro biquini lilian pacce blog da ana

MULHERES QUE ADMIRO

Durante o evento, tive o prazer de encontrar com 3 mulheres que admiro demais do universo fashion. São elas, por ordem de encontro: a doce Cris Guerra, a encantadora Consuelo Blocker e a minha querida Sibelle Menezes.

  • Cris Guerra

Uma doçura de pessoa! Se você tiver oportunidade de ir a uma palestra dela, VÁ! Toda vez que fico sabendo de alguma, não perco por nada! Tenho prazer em ouvi-la! Além de uma história marcante com a moda (que foi o que resultou no que a vida dela é hoje), a sua história de vida também é inspiradora! Vale conhecer!!

A Cris é publicitária e escritora. Sua trajetória na internet começou há 10 anos, com o blog Para Francisco. Ele virou livro um ano depois e está sendo adaptado para o cinema. Na mesma época, ela criou o primeiro blog de looks diários do Brasil, o Hoje Vou Assim. Com os seus “editoriais de moda da vida real”, começou a trabalhar pelo empoderamento feminino muito antes de a expressão se tornar corriqueira, estimulando mulheres de verdade a se amarem como são. Bom… isso é só o começo! Conheça mais desta figura ímpar AQUI.

  • Consuelo Blocker

Eu já era fã da Consuelo há muito tempo! Não gosto muito desse negócio de ficar associando e comparando as pessoas, mas preciso admitir que cheguei a ela por causa da mãe dela, Constanza Pascolato. E só! Hoje já nem me lembro mais da sua filiação.

Consuelo é simpaticíssima, muito educada e na loucura toda no Minas Trend ainda conseguiu tempo pra conversar sobre a Itália (ela mora lá), seu amor pelo interior, tanto italiano quando mineiro, e sobre os pães-de-queijo, acredita?! Fiquei ainda mais fã do que eu já era! No seu blog tem muito mais coisa interessante sobre ela e o trabalho dela! Clica AQUI.

  • Sibelle Menezes

Bom… com a Sibelle o caso de amor é antigo…rsss.. nos conhecemos há mais de 10 anos, ficamos sem nos ver um tempo e, com a minha volta ao mundo fashion, aconteceu o nosso reencontro! Admiro-a demais como pessoa e profissional! Já tive a honra de entrevistá-la AQUI e é sempre uma delícia quando estou com ela! Né, Amada?! Conheça mais sobre este ser humano incrível clicando AQUI e AQUI.

E com estas três mulheres maravilhosas, chegamos ao fim… Gostaram do Minas Trend sem desfiles?? rsss.. Espero ter matado a curiosidade da galera!

Beijos e até a próxima!

Comentar com Facebook:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge