Search

,

Testei: BioExtratus Botica Camomila!

Oi, gente! Tudo bem? Eu recebi alguns kits de linhas da BioExtratus para experimentar e vou mostrar uma a uma pra vocês! Algumas eu já usei e ainda uso, outras será a primeira vez. Vamos começar com a linha Botica Camomila, ok?!


botica camomila bioextratus vidro marrom e laranja espelho ao fundo

PRIMEIRA VEZ QUE USEI CAMOMILA

Gente, antes de tudo eu preciso contar uma coisa pra vocês!

Esta linha me fez voltar no tempo… quando eu era adolescente e estava naquela crise de vaidade..rsss.. eu comprava flor de camomila no Mercado Central aqui em BH, fazia o chá, esperava esfriar e aplicava no cabelo antes de tomar sol. Era o método natural para clarear! Ficava um loiro lindoooo! Eu já era loira mas a camomila + sol deixava meu cabelo com cor de “menina do Rio”, sabe?!

Agora pensa bem se eu não era “A” à toa?! haha! Sim, eu tinha tempo de tomar sol todos os dias pela manhã, de 8 às 10h! Mamãe deixava só durante este período para eu não ter câncer de pele!

Tá, Ana, e daí?! E daí que quando eu abri o vidrinho e senti aquele cheirinho deeeeeliiiiiiicioooooso de camomila, fui transportada em fração de segundos para aquela época! Que delícia o cheiro, gente!!!! Nossa… é MUITO BOM!!!!

Dito isso e de volta a 2016, vamos à resenha!

O QUE A LINHA PROMETE?

– Hidratar

– Fortalecer

– Realçar a luminosidade

COMO AGE?

A linha Botica Camomila possui em sua fórmula – além da camomila, claro! – extrato de bambu, azeite e pró-vitamina B5.

botica camomila bioextratus fórmula
Principais ativos (em sentido horário): Flor de Camomila, tutano de bambu, pró-vitamina B5 e oliva. (Imagem: site BioExtratus)

Cada um dos ativos tem uma função:

Camomila – Possui ação antioxidante e realça a cor dos cabelos claros, naturais ou tingidos. Além da já conhecida função clareadora,  a camomila também tem qualidades anti-inflamatórias, adstringentes, cicatrizantes, antissépticos, antialérgicos, calmantes e refrescantes. A parte utilizada na fórmula são as suas flores.

Tutano de Bambu – Fonte poderosa de mucilagens, sais minerais, polímeros celulósicos e aminoácidos. Restaura o cabelo, melhora a textura e reduz o volume. É conhecida como a fórmula verde da juventude. É no bambu que está todo o poder da restauração. A fonte pura que repara a estrutura dos fios, melhora a textura e reduz o volume é extraída do broto do bambu.

Pró-vitamina B5 – Atua diretamente no couro cabeludo e nas fibras capilares. Auxilia na retenção de umidade, evitando pontas bipartidas. Ajuda a reparar os danos causados por tratamentos químicos e agressões externas.

Oliva – os frutos da oliva são utilizados para hidratar e proteger os fios em razão de seus sais minerais, vitaminas A, B1, B2 e C. Verde, roxa e preta, a oliva é a nossa tão conhecida azeitona. Este ingrediente promove uma hidratação profunda, oferecendo nutrição e proteção ao cabelo de forma natural e eficaz.

A união de todos eles deixa o cabelo mais forte e com luminosidade natural.

CORANTES, PETROQUÍMICOS E PARABENOS

camomila bioextratus parabenos

Os produtos são livres de corantes, petroquímicos e parabenos! Como eu gosto de saber o por quê de tudo, vou contar pra vocês o que é cada um deles, para vocês avaliarem melhor o que significa a ausência deles na fórmula, olha só:

Corantes – só de ler já dá pra imaginar. São substâncias utilizadas para darem cor atraente aos produtos. Fazem mal porque são sintéticos e dizem até que alguns são cancerígenos.

Petroquímicos – são os derivados do petróleo. Servem para dar emoliência. São utilizados por terem custo muito baixo. Em conrtapartida, causam muitos danos por serem altamente poluentes.

Parabenos – Servem para prolongar o prazo de validade dos produtos e inibir o aparecimento de bactérias. Por outro lado, podem causar reações alérgicas e irritações cutâneas.

PRODUTOS TESTADOS

vidro shampoo camomila bioextratus

Apenas a título de esclarecimento, quero registrar que as embalagens do shampoo e do condicionador que eu ganhei são amostras. As embalagens comercializadas são estas aqui:

linha bioextratus

Vamos então a cada um deles:

  • Shampoo
Frente e verso (descrição dos ingredientes) da embalagem do shampoo
Frente e verso (descrição dos ingredientes) da embalagem do shampoo.

O shampoo tem pH 5,5. E o que significa isso na prática? Significa que o shampoo é uma substância ácida quase neutra. Tá.. e daí, Ana? E daí que:

1) pH é a sigla de “potencial de hidrogênio iônico”. É um índice que indica se um meio é ácido, neutro ou alcalino.

2) Pode-se medir a acidez ou alcalinidade de uma substância por meio de uma escala. A escala varia de 0 a 14 e mede a quantidade de íons de hidrogênio (H+). Quanto maior a quantidade, mais alcalina é a substância. E quanto menor, mais ácida é a substância.

Adoro essas coisas…rsss.. olha que legal! O Blog da Ana vai te ajudar a entender as aulas de Química da escola!

escala pH
Coloquei os desenhos acima para você ver, no dia a dia, como identificar o que é ácido ou alcalino.

3) O pH e os cabelos: o pH ácido (de 0 a 6), além de evitar o aparecimento de fungos e bactérias no couro cabeludo, sela as cutículas dos fios, retendo água e nutrientes dentro dos fios. Isso deixa o cabelo mais hidratado, saudável e com brilho. Já o pH alcalino (de 8 a 14) abre as cutículas e o resultado disso a gente ODEIA!! Os cabelos ficam porosos, ressecados e fragilizados pois ficam sem água (hidratação) e nutrientes.

Reparem que o condicionador está na minha mão mais inclinada e mesmo assim ele não escorre!
Reparem que a consistência do shampoo é mais firme. O condicionador escorre mais rápido!
  • Condicionador

camomila bioextratus rótulo condicionador

Este condicionador tem pH 3,5. E agora que vocês já sabem interpretar esta informação, já entendem que ele é ainda mais ácido do que o shampoo e, consequentemente, tem a função de selar ainda mais as cutículas dos cabelos, mantendo a água e os nutrientes necessários à saúde dos cabelos lá dentro dos fios!

  • Finalizador

bisnaga botica bioextratus camomila finalizador

O finalizador é o único da linha que contém filtro solar, mais ação condicionante e termo proteção. Possui pH 4 e protege os fios da ação do sol, vento e poluição. Sua fórmula antifrizz hidrata e valoriza a luminosidade natural dos cabelos claros.

COMO APLIQUEI CADA PRODUTO?

  • Shampoo e Condicionador:

Segui as instruções da embalagem. Assim ó:

camomila bioextratus modo uso

Eu tenho costume de diluir o shampoo em uma cumbuca. Mostrei como faço isso no vídeo ao final deste post.

Quanto ao condicionador, eu já falei aqui no Blog que eu parei de usar condicionador há algum tempo. Porém, abri uma exceção, e usei este para dizer a vocês como foi que o meu cabelo reagiu. Também contei tudo no vídeo.

  • Finalizador:

finalizador botica camomila consistência textura na mão

Apliquei de acordo com as instruções da embalagem: nos cabelos úmidos SEM enxágue, como leave-in. Como o produto oferece proteção térmica, aplicá-lo e deixá-lo nos fios é excelente para protegê-los do calor do secador, chapinha ou babyliss após a lavagem. E “inventei” outro jeito também: aplico nos cabelos secos, antes das minhas corridas ao ar livre, para proteger dos raios solares (ele tem filtro solar!).

O QUE EU ACHEI?

  • Do Shampoo : Gostei bastante! Ele limpa super bem! Os fios ficam bem soltinhos!
  • Do Condicionador: Adorei! Ele deixa o cabelo muito sedoso!
  • Finalizador

finalizador camomila bioextratus

Ah, gente, esse é amor antigo! Uso esse finalizador há MUITO tempo! Descobri esta maravilha enquanto pesquisava produtos com filtro solar para proteger meus cabelos durante as minhas corridas ao ar livre.

Foi amor à primeira vista. Só de ver embalagem já me apaixonei. Achei super fofa! Sim.. eu sou dessas que se encantam com embalagens fofas! haha! E depois que usei, o amor só aumentou! Meu cabelo fica MEGA macio!

Passo bastante em todo o cabelo e massageio. Depois faço um coque, prendo com um elástico revestido com cetim e vou correr.

Postagem no Instagram @blogdaanabr pra mostrar como eu protejo os fios com o finalizador Botica Camomila BioExtratus.
Postagem no Instagram @blogdaanabr pra mostrar como eu protejo os fios com o finalizador Botica Camomila BioExtratus.

Agora que eu já expliquei tudinho pra vocês, assistam ao vídeo! Nele eu mostro mais detalhes da utilização. Aperta a setinha do PLAY no centro da imagem pra você conferir tudo:

 

O resultado é este aqui: cabelos macios, MUITO cheirosos, bem tratados, sedosos!

shampoo condicionador finalizador camomila botica bioextratus

shampoo condicionador finalizador camomila botica bioextratus

shampoo condicionador finalizador camomila botica bioextratus

Eu espero muito que vocês tenham gostado!

Beijos e até a próxima!

Agradeço à Luciana Horta por enviar os kits.  Aproveito para dizer que eles foram enviados para que eu os usasse e compartilhasse as minhas impressões. Vale lembrar que que todo produto resenhado aqui no Blog, seja comprado ou enviado pelas marcas, refletem a minha mais sincera opinião (positiva ou negativa). Jamais escreveria sobre algo que não represente o que penso ou sinto. Por um simples motivo: não faço aos outros o que não gostaria que os outros me fizessem.

você também vai gostar...

6 respostas

  1. Olá!
    Eu não testei a máscara! O que usei nesta resenha foi o shampoo e o condicionador.
    Não tenho os ativos da máscara para te dizer em qual etapa do cronograma ela pode ser usada.
    Se tiver esta informação, me envie para que eu possa te ajudar!
    Beijos!

  2. Oi, Pri!
    Que legal que você gostou! Fico tão feliz quando posso ser útil!
    A linha Botica Camomila é incrível!
    Experimente também a máscara! Eu a usei recentemente e ela é FANTÁSTICA!
    Beijos e obrigada pela visita!
    Volte sempre!

  3. Anaa, me ajuda!!
    eu sou ruiva natural, e gostaria de comprar a máscara de hidratação de camomila da Bio Extratus, porém não sei se posso e se irá clarear meu cabelo, como ficará. O seu cabelo clareou um pouco??

    1. Olá, Bianca!
      Clareia só se o seu cabelo clarear normalmente! Não é como descoloração ou tintura, sabe?!
      O meu clareia até no sol…rsss.. e o tanto que fica mais claro é mínimo. No meu, a camomila só dá uns reflexos, sabe?!
      Esta linha deixa o fio muito macio e cheiroso, Bianca!
      Ela é uma delícia!!!
      Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.