Search

Você (realmente) sabe combinar cores?

Oi, gente! Tudo bem? Quem aí sabe combinar cores análogas, complementares e tríades? Quê, Ana? Como assim? Traduz!! Calma, gente, não criemos pânico! É por isso que eu trouxe uma expert  no assunto pra explicar tudinho pra gente: a querida Laína Laine! Seja muito bem-vinda, Laína! É um prazer te receber aqui hoje, viu!

Como combinar cores – O guia definitivo por Laína Laine

1-como-combinar-cores-drops-das-dez-para-blog-da-ana-destaque

Oii Meninas!!! Sou a Laína Laine, Consultora de Imagem, fundadora e editora do Drops das Dez. Estou aqui hoje a convite da Ana (querida!) para dar uma aulinha sobre cores e como combiná-las. Que tal?
O primeiro passo para aprender como combinar cores é tentar sair da zona de conforto e esquecer essa história de que cor forte só pode ir com cor básica ou que cores não são pra todo mundo. As cores são amigas, comunicam e se usadas da maneira correta podem fazer milagres, não só na sua aparência, mas também na maneira como você se comunica com o mundo. Difícil? Nem um pouco, é só ficar de olho em alguns conceitos e botar a cachola para funcionar.

A Colorimetria e o Círculo Cromático

2-como-combinar-cores-circulo-cromatico-drops-das-dez-para-blog-da-ana

Para começar eu vou apresentar a vocês uma ferramenta mágica: O Círculo Cromático. Nele está representado todo o estudo da Colorimetria. Mas o que é Colorimetria? Eu explico!
A Colorimetria é a ciência da definição e catalogação das cores, ou seja, o estudo e investigação da percepção das cores pelas pessoas e como elas influenciam o nosso estado de espírito ou os nossos sentimentos.
Entenderam a importância das cores como forma de expressão? Tá aí o porque devemos sim nos preocupar em como usamos as cores no nosso dia a dia e vestuário, afinal as roupas são uma das maneiras de expressar nossa personalidade. Vale lembrar que é importante também você se conhecer e saber a mensagem que quer passar para o mundo. Vamos as combinações?
Na aula de hoje vamos considerar as quatro combinações básicas, são elas: combinação monocromática, análoga, complementar e tríade.

A combinação monocromática

3-como-combinar-cores-monocromaticas-drops-das-dez-para-blog-da-ana

Quando falamos de combinação monocromática, logo vem a cabeça uma única cor, certo? Mas ao contrário do que muitos pensam, essa combinação não precisa ser em um único tom. Podemos sim variar a escala de tons, como por exemplo um look total jeans (que está super em alta!) ou até mesmo um look com vários tons de bege, ou qualquer outra cor que quiser.
Agora que vocês já sabem que a combinação monocromática acontece quando todas as peças de um look são da mesma cor, devem saber que essa combinação pode ser uma grande aliada na comunicação. Um look monocromático é a melhor escolha quando se quer alongar a silhueta, pois dá a impressão de unidade aos olhos. Nessa combinação você ganha altura e elegância e é a estratégia perfeita para aderir a tendência que você não tem tanta certeza se vai favorecer o seu tipo físico, como por exemplo o comprimento midi para baixinhas.

Como combinar cores análogas

4-como-combinar-cores-analogas-drops-das-dez-para-blog-da-ana

A combinação de cores análogas se dá pelo uso de cores vizinhas no círculo cromático, ou seja cores em tons próximos como rosa e vermelho, rosa e roxo, roxo e azul, azul e verde, verde e amarelo e por ai vai, estilo um degradê de cores.
Assim como na combinação monocromática, ao combinar cores análogas em um look você vai alongar a silhueta e passar a mensagem de refinamento e elegância. Na minha opinião é a combinação mais fácil para o dia a dia, ainda mais quando fazemos do jeans as vezes do azul. Já perceberam o quão fácil é usar jeans com verde?

Como combinar cores complementares

5-como-combinar-cores-complementares-drops-das-dez-para-blog-da-ana

Lembram do famoso color block que andou na moda algumas temporadas atrás? Pois então, esse é o melhor exemplo de combinação complementar. Mas tecnicamente falando a combinação complementar se dá quando usamos cores opostas no círculo cromático.
Essa combinação mais colorida como verde com vermelho, amarelo com roxo e azul com laranja (lembrando que pode ser tanto em tons claros, quanto as cores vivas ou mais escuras) é extremamente criativa e dinâmica. Mas por outro lado, se não tiverem cuidado com as proporções, ela pode cortar a silhueta. Portanto, se que parecer mais moderna sem deixar de lado a elegância e a silhueta alongada, a dica é optar por cores mais suaves e sóbrias. Hora de usar e abusar dos tons e se desprender da cor em si.

Como combinar cores tríades

6-como-combinar-cores-triades-drops-das-dez-para-blog-da-ana

Pelo nome parece complicado, mas não é não! A combinação de cores tríades nada mais é do que combinar cores que formam um triângulo no círculo cromático. E não pensem que vão ter que decorar o círculo para fazer essa combinação. Para simplificar basta pensar em uma cor fria e duas quentes ou o inverso, uma quente e duas frias e se jogar na criatividade.
Exemplos de combinações tríades são roxo + verde + laranja, vermelho + amarelo + azul, podendo também optar pelas cores vizinhas do triângulo, como nos looks da ilustração. Pra descomplicar essa combinação, eu sugiro focar no bom e velho truque de estilo da terceira cor no look. Quando usamos esse truque automaticamente estamos imprimindo estilo e personalidade a nossa imagem. Para começar a se aventurar nessa combinação basta adicionar pontos de cor aos acessórios que fica fácil, fácil!

Dicas finais

Teoria aprendida, agora é treinar o olhar. Bora todo mundo pro guarda roupa com um círculo cromático na mão. Vocês vão se surpreender com as novas possibilidades de looks que vão criar, aumentando assim o potencial do seu closet, sem precisar comprar roupas novas!
E lembrem-se, mais uma vez de não se prender às cores sólidas. O jeans e o cinza fazem as vezes de azul, o bege de amarelo e o marrom dependendo do tom, pode ser considerado como um laranja ou até vermelho. Tons pasteis ou cores mais sóbrias são ótimas para começar a se aventurar, sem esquecer que sempre tem um preto e branco para compor!
Espero que tenham gostado e qualquer dúvida que tiverem é só perguntar!! E se quiserem se aprofundar mais no assunto, convido para assistirem a uma web serie sobre Como Combinar Cores lá no meu canal do Youtube. No meu Pinterest vocês encontram painéis específicos com vários looks inspiradores de cada combinação e ainda tem um super material aqui que vocês podem baixar para estudar.
Beijos <3
Laína Laine
DEEEMMMAAAISSS, não é?! Eu não disse que ela é fera, gente!?
Laína, querida, muito obrigada pelo carinho e por este Guest Post mais lindo que você preparou pra gente!
Espero muito que vocês tenham gostado, leitoras queridas! E vamos todas – sim, porque eu também me incluo nessa – correndo pra frente do guarda roupa descobrir o arco-íris que temos ao nosso alcance!
Beijos e até a próxima!

você também vai gostar...

2 respostas

    1. Que ótimo, Larissa!
      A Laína é fera demais, né?!
      Fico feliz que esteja aprendendo coisas novas!
      Eu também adoro!
      Muito obrigada pela visita!
      Você tava sumida..rsss..
      Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.